Tilt Table Test (``Tilt Test``)
O Teste de Inclinação Ortostática (“Tilt Table Test”) é um exame complementar realizado pelo cardiologista, especializado em arritmias cardíacas, objetivando definir uma razão clínica para os pacientes com sintomas de tonturas ou perdas súbitas e transitórias da consciência, denominadas síncopes (conhecidas como desmaios).
Nele, é diagnosticada a síncope neurocardiogênica (vasovagal), que é desencadeada – dentre outras formas – pelo estresse ortostático. Com ele também é possível detectar disfunções no sistema cardiovascular (disautonomias) que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência cardíaca, levando à perda de consciência por diminuição da circulação cerebral.
Como é feito?
O exame é bem simples: o paciente fica deitado numa maca basculante, que é uma mesa de inclinação. A partir daí, a pressão arterial é medida de 2/2 minutos e o eletrocardiograma é avaliado de forma contínua ao monitor cardíaco.
Na fase de inclinação ortostática passiva, após ficar de repouso, o paciente fica numa elevação da cabeceira da maca de até 70 graus. Com faixas nos joelhos e cintura, além da proteção dos pés, o indivíduo pode ficar até 45 minutos realizando o teste – que vai avaliar como a pressão arterial vai se comportar às alterações de postura.
Já na fase de sensibilização farmacológica, é feita uma análise de como a pressão arterial reage ao uso de nitrato sublingual. É dado ao paciente 1/4 da dose desse medicamento, ou seja, 1,25 mg de isordil SL e, assim, monitoram o seu comportamento.
Qual o preparo ?
O exame completo tem uma duração de aproximadamente uma hora e, para realizá-lo, é necessário fazer um jejum de seis horas para sólidos, e 4 horas para líquidos antes do seu início.
O paciente é liberado logo após o término da avaliação, aguardando-se apenas sua completa recuperação, pois não é um exame invasivo que necessite repouso após sua realização.
Contra indicações:
⁃ Gestantes.
⁃ Portadores de estenose (obstrução) acentuada nas artérias carótidas (responsáveis por levar sangue ao cérebro).
⁃ Obstrução no terço proximal das artérias coronárias.
⁃ História recente de infarto e AVC. Pode ser realizado à partir do sexto mês desses eventos.

