l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Centro Médico Favaloro
Parque Jacaraipe, Serra – ES
Olaria, Vila Velha - ES
Image Alt

Tilt Table Test (“Tilt Test”)

Tilt Table Test (``Tilt Test``)

O Teste de Inclinação Ortostática (“Tilt Table Test”) é um exame complementar realizado pelo cardiologista, especializado em arritmias cardíacas, objetivando definir uma razão clínica para os pacientes com sintomas de tonturas ou perdas súbitas e transitórias da consciência, denominadas síncopes (conhecidas como desmaios).

Nele, é diagnosticada a síncope neurocardiogênica (vasovagal), que é desencadeada – dentre outras formas – pelo estresse ortostático. Com ele também é possível detectar disfunções no sistema cardiovascular (disautonomias) que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência cardíaca, levando à perda de consciência por diminuição da circulação cerebral.

Como é feito?
O exame é bem simples: o paciente fica deitado numa maca basculante, que é uma mesa de inclinação. A partir daí, a pressão arterial é medida de 2/2 minutos e o eletrocardiograma é avaliado de forma contínua ao monitor cardíaco.

Na fase de inclinação ortostática passiva, após ficar de repouso, o paciente fica numa elevação da cabeceira da maca de até 70 graus. Com faixas nos joelhos e cintura, além da proteção dos pés, o indivíduo pode ficar até 45 minutos realizando o teste – que vai avaliar como a pressão arterial vai se comportar às alterações de postura.

Já na fase de sensibilização farmacológica, é feita uma análise de como a pressão arterial reage ao uso de nitrato sublingual. É dado ao paciente 1/4 da dose desse medicamento, ou seja, 1,25 mg de isordil SL e, assim, monitoram o seu comportamento.

Qual o preparo ?
O exame completo tem uma duração de aproximadamente uma hora e, para realizá-lo, é necessário fazer um jejum de seis horas para sólidos, e 4 horas para líquidos antes do seu início.

O paciente é liberado logo após o término da avaliação, aguardando-se apenas sua completa recuperação, pois não é um exame invasivo que necessite repouso após sua realização.

Contra indicações:
⁃ Gestantes.
⁃ Portadores de estenose (obstrução) acentuada nas artérias carótidas (responsáveis por levar sangue ao cérebro).
⁃ Obstrução no terço proximal das artérias coronárias.
⁃ História recente de infarto e AVC. Pode ser realizado à partir do sexto mês desses eventos.

Tilt Tablet Test
tilt-table-test-2