l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Image Alt

Exames

ECG

O eletrocardiograma é a reprodução gráfica da atividade elétrica do coração. É o exame inicial realizado pelo cardiologista, durante consulta médica de rotina e check up cardiológico.

Através do ECG, é possível diagnosticar arritmias, infarto agudo do miocárdio, aumento de cavidades cardíacas, entre outros.

14

Teste Ergométrico

Feito em uma esteira rolante, esse teste é realizado para analisar o funcionamento do sistema cardiológico durante o esforço físico. São avaliados parâmetros clínicos, hemodinâmicos e metabólicos. Nele , observamos o comportamento da pressão arterial , frequência cardíaca, e do eletrocardiograma, que é realizado antes, durante e depois do esforço.

Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária. Além disso, avalia também a capacidade funcional cardiorrespiratória, arritmias, anormalidades da pressão arterial, isquemia miocárdica, sopros e avaliação funcional de doença cardíaca.

nossos serviços

Teste Ergoespirométrico

Também conhecido como teste Cardiopulmonar, é uma prova de esforço máximo que pode ser feita em esteira ergométrica ou em bicicleta, com aumento progressivo da carga de esforço.

Durante o repouso, esforço físico, e o período de recuperação, o paciente tem o seu ritmo, frequência cardíaca e pressão arterial monitorados, assim como o sistema respiratório. Neste , através de uma máscara facial, analisamos o consumo de oxigênio (chamado de VO2) e a produção de gás carbônico pelos músculos do corpo .

Utilizados em pacientes com doenças cardíacas e pulmonares, mas também em atletas.

Na cardiologia do esporte, é utilizado como método de avaliação inicial para a prática de exercícios em indivíduos saudáveis, sobretudo para os que desejam participar de competições. Ele determina os limiares ventilatórios, importante ferramenta para individualizar e otimizar o treinamento, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares ou musculares que podem limitar a performance do atleta.

13

Tilt Table Test (“TILT TEST”)

O Teste de Inclinação Ortostática (“Tilt Table Test”) é um exame complementar realizado pelo cardiologista, especializado em arritmias cardíacas, objetivando definir uma razão clínica para os pacientes com sintomas de tonturas ou perdas súbitas e transitórias da consciência, denominadas síncopes (conhecidas como desmaios).

Nele, é diagnosticada a síncope neurocardiogênica (vasovagal), que é desencadeada – dentre outras formas – pelo estresse ortostático. Com ele também é possível detectar disfunções no sistema cardiovascular (disautonomias) que acarretam quedas indesejáveis da pressão arterial e da frequência cardíaca, levando à perda de consciência por diminuição da circulação cerebral.

Tilt Tablet Test

Mapa 24 horas

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA): Realiza a medição automática da pressão arterial através de um aparelho colocado na cintura, que é conectado a uma braçadeira instalada no braço do paciente. As medidas da pressão arterial são realizadas a cada 20 minutos durante o dia e a cada 30 minutos no período da noite. Os dados são armazenados no dispositivo durante 24 horas.

O cardiologista solicita o exame quando existe suspeita de hipertensão arterial do avental branco (pressão arterial está elevada apenas no consultório), suspeita de hipertensão mascarada (pressão arterial está normal no consultório e elevada fora deste), avaliação do tratamento anti-hipertensivo e para avaliação de sintomas, principalmente os de pressão arterial baixa, conhecido como hipotensão.

11

Holter 24 horas

O holter nada mais é que um monitor portátil que registra a atividade elétrica do coração e suas variações durante as 24 horas do dia. Ele é capaz de medir o funcionamento do coração como se fosse uma espécie de eletrocardiograma contínuo, porém é complementar a este, pois detecta alterações que em geral não aparecem em um exame de tempo mais limitado.

Ele pode diagnosticar arritmias malignas e benignas, variabilidade R-R (função parassimpática), além de isquemia silenciosa.

10

Holter de 7 dias

O Holter de 7 dias funciona da mesma forma que o Holter 24 horas, a única diferença é que o paciente fica com o monitor portátil durante uma semana. Assim, é possível avaliar seus batimentos enquanto ele realiza tarefas do cotidiano e, assim, avalia as possíveis alterações.

Com esse monitoramento, além de sintomas de arritmias cardíacas, é possível identificar isquemias silenciosas (frequente em diabéticos), perdas de consciência, acidente isquêmico transitório, arritmias paroxísticas e o prognóstico de outras patologias.

imagem-holter-7-dias

Tecnologia e Telemedicina

A cada dia que passa, a tecnologia vem se tornando cada vez mais avançada e indispensável no nosso cotidiano: seja no trabalho ou até mesmo nos momentos de lazer. Essa realidade não seria diferente nos cuidados com a nossa saúde, e uma das grandes mudanças atualmente é a telemedicina.

Mas o que é telemedicina? Citada pela primeira vez no final do século XX, ela é uma área da telesaúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos à distância, tendo, para isso, o apoio das tecnologias da informação e comunicação.

15

Laudo pelo Arritmologista

O laudo de Holter e ECG é realizado por análise computadorizada em sistema próprio das empresas Cardios ou Micromed. Em qualquer clínica do país, mesmo que não haja especialista em arritmologia, a Dra Tatiana Caus recebe o arquivo com registros do exame do paciente, interpreta a monitorização do ritmo cardíaco durante as 24 horas, e avalia uma variedade de parâmetros.

O laudo é personalizado, especificando a frequência e o ritmo cardíaco, a condução atrioventricular e interventricular, a análise do segmento ST e QT, a ocorrência de arritmias supraventriculares e ventriculares, além de correlacionar as alterações encontradas com os sintomas relatados pelo paciente no diário de eventos.

Diagnóstico Moderno